segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Campanha Beba Mais Água




Regras:
1- Pegue o selinho e cole na lateral do seu blog
2- Faça um post também com o selinho e reponda:
Você bebe quantos copos de água por dia?
Eu bebo em média 1,5l de água, mas sei que preciso aumentar pra pelo menos 2l.
3- Comece a se policiar. Faça o monitoramento do seu consumo de água por 15 dias.
4- Indicação: Eu indico esse selinho a todas as pessoas que se preocupam com a sua saúde

Meninas, essa campanha foi proposta pela borboleta Fabiola, do blog: fabiolaneves.blogspot.com e eu achei muito legal, então também vou participar.

Encontrei essa matéria falando dos benefícios de se tomar água gelada e quero dividir com vocês, espero que gostem.

Beber água gelada queima calorias?

Para quem quer perder peso esta pergunta é de tirar o sono! Se tudo o que você quer saber é se o seu corpo queima calorias para aquecer a água, a resposta é sim. Mas caso queira saber se beber muita água gelada pode ajudar a perder peso ou a manter peso, esse "sim" precisa ser qualificado com alguns cálculos. Em primeiro lugar, calorias dependem de letras maiúsculas ou minúsculas. Há calorias e Calorias. Calorias com "c" maiúsculo são aquelas usadas para descrever a quantidade de energia contida nos alimentos. Já uma caloria com "c" minúsculo é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1°C. O que a maior parte das pessoas considera uma Caloria é uma quilocaloria, na verdade. É necessária uma Caloria para elevar a temperatura de 1 quilograma de água em 1°C. Por isso, quando você bebe uma lata de refrigerante com 140 Calorias, está ingerindo 140 mil calorias. Não é preciso se alarmar, já que a conversão se aplica em todos os lados: quando queimamos 100 Calorias depois de correr cerca de 1,5 km, queimamos 100 mil calorias.
Considerando que a definição de uma caloria é baseada na elevação da temperatura da água, pode-se dizer que o seu corpo queima calorias quando tem que elevar a temperatura da água gelada a do seu corpo. E a menos que sua urina esteja saindo geladinha, o seu corpo deve estar elevando a temperatura da água. Portanto, calorias estão sendo queimadas.
Vamos imaginar o que é que você está queimando exatamente quando bebe um copo de 0,5 litro de água gelada:


a temperatura da água extremamente gelada (quase gelo) pode ser estimada em 0°C;
a temperatura corporal em 37ºC;
é necessária uma caloria para elevar 1 grama de água em 1º C;
há 473,18 gramas em 0,5 litro de água.
No nosso caso de um copo de 0,5 litro de água gelada, o seu corpo deve elevar a temperatura de 473,18 gramas de água de 0º C para 37º C. Ao fazer isso, seu corpo queima 17.508 calorias. Mas como essas são calorias com "c" minúsculo, o seu corpo só queima 17,5 Calorias, e no grande espectro de uma dieta com 2 mil Calorias, esses 17,5 não representam muito. Mas vamos dizer que você vire um adepto da recomendação nutricional de "oito copos de 0,25 litros de água por dia". Em 2 litros de água, há 1.892,72 gramas. Para aquecer toda essa água durante um dia, o seu corpo queima 70.030 calorias ou 70 Calorias. E, ao longo do tempo, estas 70 Calorias por dia fazem alguma diferença. Portanto, embora o consumo de água gelada não deva substituir os exercícios ou uma alimentação saudável, beber água gelada em vez de água quente ajuda mesmo a queimar calorias extras.

Fontes: http://saude.hsw.uol.com.br

Eu desejo a todas vocês, uma semana iluminada e maravilhosa!!!!

Beijinhos.

13 comentários:

Grazi disse...

oieeeee to aqui meninaaa fica tranquila, não sumo mais ok! HEHEHE

Ei! que legal essas informações heim! até copiei pa mim! vou imprimir e colocar na porta da minha geladeira assim me lembrarei sempre!

bjus

Rô(QuerendoeAprendendo) disse...

Eu bebo bastante água sim, mas não saberia te dizer o quanto...um ótimo inicio de semana, bjs Rô

Naine e Zanza e um unico ideal!!! disse...

agua e tudooooo mt sucesso um bjjjjjjjjjj!

binha disse...

oi linda, tenho te visitado sempre. alias, acho q li todos os seus posts, kkk. so nao comento mais por falta de tempo mesmo! mas pelo menos esse da agua eu faco direitinho.
bjokas

claudia disse...

Só de ler me deu sede!!!! Beijinhos aguados

disse...

Oiee Re, como vai minha querida?

Obrigada pelas dicas e orientações, vou tentar seguir a dieta de 2mil Kcal apeesar de q estava adaptada a de 1500, algumas escapadas mas ninguém é de ferro não é memso...rs

Amei as informações, tem coisas q eu nem sabia, Obrigada viu!

ótima semana pra ti linda...

Beijos.

Booh disse...

Oi Renata.
Obrigada pela visita e volte sempre sempre sempre.
Ai nw vejo a hora ... tô começando a ficar ansiosa, e as paranóias que prometi a mim mesma não ter estão surgindo em minha cabeça teimosamente mas tenho conseguido controla-las...
É bom trocar idéias,a cho que é isso que tem me feito ficar numa boa.
Bjs

Caroline Carvalho disse...

Oi maninha....
Ainda estou enjoando um pouco, mas já me sinto muito melhor.
Queria participar do desafio da água, mas ainda tomo tão pouquinho né, será que vale a pena?
Saudades de vocês!
BJSSS

Dani Modesto disse...

Olha, essa campanha vale pra mim, tenho dificuldade mesmo, tomo mais quando volto da caminhada, aí vai umas 600ml de uma vez. Assim que tiver mais tempo vou postar o selo no meu blog! Bjo

Golden Girl disse...

Oi Flor!!
AMEI os elogios!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brigadão mesmo!! valeu pela força!
Bjokas

Clau disse...

Flor...
ai, menina..eu não gosto de água..mas tento tomar sempre q lembro... e como minha nutri deixou eu tomar suco, então eu me encho de suco natural...rsrsrsrs.
é triste ser fresca....kkkkkkkk.
bjsssss

VOVÓ CRISTINA disse...

Parabéns pela postagem, muito bom mesmo!!!Eu também me esforço para chegar aos dois litros por dia.
Obrigada por se tornar seguidora do blog da vovó, beijos!

Leila disse...

Ola Querida!

Tenho este problema da agua! Não bebo o quanto desejaria e precisaria!
Vou tentar. Levarei o selinho, pois é muito útil pra nos lembrar da santa aguinha!rs

Beijocas